sábado, agosto 09, 2008

Harmonia

Fico às vezes a observar quão belo podem ser os fios de alta tensão, tanto que diante deles fico tensa.
A magnífica grandeza das passarelas por sobre as avenidas, torna-me tão pequena que chego a me sentir segura.
Enche-me os olhos a maravilha das estações subterrâneas do metrô, cujo ruído sonoro do metal junto aos trilhos é verdadeiro deleite aos meus ouvidos.
A formosura das chaminés fabris deixa-me febril.
Que maravilha ver funcionar as engrenagens do elevador, repletas de rodas dentadas ligadas a um eixo rotativo, são quase que meu eixo central.
Há uma arte sincrônica nos sinaleiros das ruas, me incentivando a seguir sempre adiante.
Como me apraz tocar os botões dos caixas do banco e ter em minhas mãos o dinheiro da conta.
Que beleza ver brilhar os letreiros luminosos que refletem um universo de cores em meus olhos.
É incrível o conforto das escadas rolantes, que rolam, rolam e rolam incessantemente enrolando meu dia.
Que inveja tenho dos encanamentos de água, das tubulações de gás, das fiações elétricas, das estruturas de ferro, da argamassa das construções, no auge de sua concretude, todos “eles” repletos de um fim em si, diferentes de mim que não sei que fim tenho.
O homem pôs o maquinário a funcionar em perfeita harmonia. Harmonia na qual ele mesmo não é capaz de funcionar.
Mas enfim, harmonia coeva, duradoura ilusão.
Arsenal moderno, um milagre do homem!
Mas e o homem? Milagre de quem?
Nada além dele mesmo e de seu maquinário.